FOLK Cantanhede - Semana Internacional de Folclore 2008
Data
5 a 12 de Julho 2008
​
Grupos Participantes
-
Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede – Portugal
-
Grupo Típico de Ançã – Cantanhede – Portugal
-
Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira – Portugal
-
Rancho Folclórico Rosas do Lena – Batalha
-
“VOLKSTANZGRUPPE” – Alemanha
-
Los Mackay Y Ballet Malambo Argentino – Argentina
-
Szinvavölgyi Folk Ensemble – Misckolk – Hungria
-
Folklore Ensemble “Grigor Prlicev” – Macedónia
-
“ALEGRIA MEXICANA” Folclor Joven de La Prepa Tec – Monterrey – México
-
Folk Group Of Song And Dance “Jubilat” – Polónia
​
Links
-
Video: Gala de Abertura
​
Descrição/Mensagem
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Fruto de um trabalho de duas décadas e meia, o GRUPO FOLCLÓRICO CANCIONEIRO DE CANTANHEDE conquistou um importante espaço no panorama da cultura tradicional portuguesa, que começa extravasar e se afirma cada vez mais no plano internacional.
​
O FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore é uma iniciativa que foi lançada pelo CANCIONEIRO DE CANTANHEDE, no ano de 2006, assente em valores primordiais da vida, como é a “Paz” e a “Alegria” entre os povos, num ambiente fraterno que não distingue raças, ideologias e religiões.
​
Projectar Cantanhede no país e no mundo foi outro dos objectivos pretendidos pela Comissão Executiva do FOLK Cantanhede, ao apresentar, logo à nascença, a sua candidatura ao CIOFF – Conselho Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. Neste contexto, após duas edições, os propósitos foram conseguidos, de acordo com o parecer da Comissão Técnica do CIOFF Portugal, e o FOLK Cantanhede vai receber das mãos do Presidente desta Instituição Internacional, ligada à UNESCO, as insígnias e a bandeira do CIOFF, que será hasteada em 2009, com toda a certeza.
​
Por outro lado, o FOLK Cantanhede continua a contribuir fortemente para o desenvolvimento e enriquecimento cultural das gentes do Concelho de Cantanhede, ao fomentar o contacto com culturas tão diferenciadas e tão ricas, como são as que já passaram pelo evento.
Este ano, o FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore conta com a participação de seis grupos estrangeiros, oriundos da Argentina, Alemanha, Hungria, Macedónia, México e Polónia, estando a representação nacional a cargo do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Grupo Típico de Ançã, Grupo Folclórico Rosas do Lena – Batalha e Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira. Para todos eles desejamos uma óptima estadia em Cantanhede.
​
Aproveito a ocasião para manifestar o nosso agradecimento às entidades públicas e privadas, que desde a primeira hora acreditaram nas capacidades do CANCIONEIRO DE CANTANHEDE, no seu potencial e na importância do FOLK Cantanhede no panorama da cultura concelhia e regional.
​
Finalmente, em meu nome pessoal, da Direcção do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede e da Comissão Executiva do FOLK Cantanhede, expressar a sincera gratidão a todos os componentes do grupo pela forma fantástica e incansável como se entregam à causa desde a primeira hora, pois sem a sua colaboração desmedida e desinteressada este sonho não se teria tornado realidade. Para todos nós é uma honra fazer parte desta grande família!
​
No ano comemorativo das sua “Bodas de Prata”, o GRUPO FOLCLÓRICO CANCIONEIRO DE CANTANHEDE apresenta ao Concelho o FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore 2008, um acontecimento dedicado a toda a população e que será certamente vivido com muita intensidade. Vamos vivê-lo com muita PAZ e Alegria.